Voluntariado :: Residence Care
 

Blog Residence

Voluntariado

Natal chegando, as vitrines das lojas enfeitadas, as ruas iluminadas, enfim o clima natalino está começando aos poucos. É hora de rever a família, presentear os netos, comer muito etc. Mas que tal nesta época também fazer algo diferente? Como, por exemplo, praticar a cidadania e ajudar o próximo?

Fazer voluntariado é excelente para a terceira idade, que em sua maioria, já está aposentada. “Esse serviço traz muitos benefícios, o principal deles é o aumento da auto-estima e o sentimento de se sentir útil, além de diminuir a ansiedade e o estresse.

Outro item que favorece o idoso voluntário é ajudar na prevenção de quadros depressivos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) relatam que aproximadamente 15% da população de idosos no Brasil são acometidos pela depressão. Mesmo a depressão podendo ocorrer por fatores biológicos, sociais e psicológicos, sabe-se que a ocorrência pode aumentar devido a falta de atividade, da sensação de não ser útil. “O principal para os mais velhos é saber que ainda podem ser úteis, então o trabalho voluntário é uma oportunidade de demonstrar suas habilidades e exercitar novas competências” complementa a psicóloga.

Os psicólogos recomendam ao idosos alguma atividade ocupacional como: artesanato, exercícios, aulas de dança, informática, dentre outras coisas. Mesmo assim, às vezes tais atividades não são suficientes, pois o que prevalece é o sentimento de não serem mais úteis para a sociedade. Contar uma história, ler um livro, jogar, fazer companhia, ensinar, e até realizar doações presenciais, enfim são muitas as opções para quem quer ajudar. Doar conhecimentos e encontrar novas capacidades pode ser a melhor descoberta de quem está na terceira idade.

Então que tal neste Natal dar um presente muito especial a alguém? O seu tempo!



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.