Terceira Idade e o Método Pilates :: Residence Care
 

Blog Residence

Terceira Idade e o Método Pilates

A terceira idade busca sempre novas alternativas pra viver mais e com qualidade. O exercício físico é um dos fatores mais indicados por médicos e especialistas para uma excelente qualidade de vida.  O pilates vem se destacando na faixa etária acima dos 60 anos justamente por alinhar vários fatores bons pra terceira idade.

A maioria dos exercícios pode ser feito pelos idosos desde que com indicação médica, mas tem se verificado que o pilates é um dos que os idosos se adaptam e que mais dá resultado para as necessidades específicas desta faixa etária, principalmente porque colabora para a melhora da postura. São exercícios com baixo impacto, que trabalham os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, ajuda também na conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular. O pilates trabalha com os músculos profundos, inclusive os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, ajudando e prevenindo a incontinência urinária e fecal, comum nesta idade.

Outros benefícios do pilates para a terceira idade são o aumento da densidade óssea, melhora da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, enfim, qualidade de vida e das atividades do dia a dia.

Antes de começar qualquer atividade física o idoso além de procurar seu médico, deve também investigar os locais onde se tem a prática deste método, uma vez que o pilates virou ‘moda’ ele é realizado por alguns profissionais e academias de forma errônea o que pode prejudicar o praticante. Por isso uma pesquisa ou indicação de amigos e parentes e sempre válida.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.