Terapia com cavalos :: Residence Care
 

Blog Residence

Terapia com cavalos

É comprovado que o convívio com os animais é benéfico em vários aspectos, melhora o humor, a autoestima e traz bons sentimentos. Por isso a Terapia Assistida por Animais tem sido muito utilizada para auxiliar na recuperação de doentes e no afastamento da depressão. Também conhecida por pet terapia, a terapia com animais é uma prática realizada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Os animais promovem a saúde física por meio de três aspectos: a diminuição da solidão e da depressão, a diminuição da ansiedade e um aumento do estímulo para a prática de exercícios. Além disso melhora a capacidade de socialização e a autoestima.

O Residence Care utiliza a terapia com animais regularmente para os seus hóspedes. E é visível a diferença na casa de repouso. Com o intuito de ampliar este tipo de terapia, o residencial começou a terapia com pôneis. Segundo Luciana Giarini Fontes, diretora do Residence Care, os pôneis despertam maior curiosidade nos idosos, o que facilita na interação.

Os mini-cavalos são conhecidos por terem um comportamento calmo, são delicados e estão treinados para trabalhar com este tipo de terapia. A pequena altura dos cavalos facilita a confiança e a amizade. Luciana afirma que o desenvolvimento motor e a autoconfiança dos idosos depois do convívio com os pôneis é visível, “os que tinham dificuldade de socialização agora estão mais interativos”. A terapia é feita em um centro de equoterapia especializado.

O centro de equoterapia opera com alvará de vigilância sanitária e é regulamentado. Os animais apresentam boa saúde e são submetidos a inspeções veterinárias regulares. Vários estudos apontam os benefícios da TAA para os pacientes, mas vale destacar que a saúde e o bem-estar dos animais devem ser preservados. Sendo assim a presença do médico veterinário na equipe é fundamental, assim como a regulamentação da prática.

 



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.