Sedentarismo pode ser reconhecido como doença :: Residence Care
 

Blog Residence

Sedentarismo pode ser reconhecido como doença

“A inatividade é o diagnóstico primário de várias doenças como obesidade, lesões articulares, fibromialgia, hipertensão e diabetes”, é o que afirma um artigo publicado no the Journal of Physiology, pelo médico Michael Joyner.

 

Além de estar relacionada ao aparecimento dessas doenças, a ausência de exercícios físicos faz com que o corpo sofra mudanças estruturais e metabólicas. Ossos e músculos podem atrofiar além de diminuir a resistência física e o volume sanguíneo. E o que classificaria alguém como sedentário? A falta de atividades no dia a dia. A pessoa não tem que necessariamente praticar esportes ou fazer ginástica numa academia para não ser sedentária. O que é necessário é incorporar ações diárias que mobilizem seu corpo, como andar nas ruas, subir escadas, limpar a casa, entre outros, desde que seja feita com regularidade.

Se a pessoa mexer o corpo 30 minutos, de três a quatro vezes na semana de forma contínua e com regularidade ela já não é mais considerada sedentária. Mas caminhar de vez em quando só esconde o sedentarismo. O artigo mostrou que em três meses de atividades regulares já se melhora consideravelmente os sintomas de pessoas com arritmia cardíaca. Essa é mais uma evidência que o exercício monitorado é o primeiro passo para o tratamento de muitas doenças.

“Se o sedentarismo fosse reconhecido como uma doença, assim como diabetes ou hipertensão, seria mais fácil educar a população para o tratamento eficaz para isso: o exercício físico”, finaliza o artigo.

 



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.