Sauna como prevenção do Alzheimer :: Residence Care
 

Blog Residence

Sauna como prevenção do Alzheimer

Há tempos um finlandês despejou água sobre rochas quentes em um espaço pequeno e descobriu que produzia um calor seco o qual podia ser usado como tratamento terapêutico. Assim surgiu a sauna, que hoje pode ser encontrada em spas, hotéis e até em algumas residências. Seus benefícios são muitos, dentre eles: fortalecer a circulação sanguínea, aliviar dores da coluna, limpar os poros e hidratar a pele, combater a hipertensão, melhorar o sono e promover o relaxamento.

Uma pesquisa feita na Finlândia descobriu que os benefícios vão além desses citados. A prática da sauna pode ajudar na prevenção do Alzheimer. Um estudo que investigou por 20 anos fatores de risco para 2 mil homens foi usado como base para os pesquisadores e o que os resultados mostraram é que quanto mais banhos de sauna os homens tomavam, menor o risco de desenvolver Alzheimer e outras doenças que afetam a memória. Para garantir que o benefício realmente vinha da prática da sauna, os pesquisadores utilizaram outros fatores de risco à saúde, como diabetes, hipertensão, peso e consumo de drogas; e a conclusão foi que a relação entre a prática e a prevenção da doença existe.

“A pesquisa foi abrangente, mas a amostra era bastante específica: só de homens, entre seus 47 e 60 anos, que moravam na região leste da Finlândia. Os estudos precisam ser repetidos em uma população mais diversificada (e talvez menos fanáticas por saunas) para garantir que a sauna é mesmo um jeito consistente de proteger a memória e prevenir a demência.”, disse em um comunicado à imprensa o pesquisador Jari Laukkanen, que liderou o estudo.

 

 

 

 

 

 



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.