Poluição e o mal de Alzheimer :: Residence Care
 

Blog Residence

Poluição e o mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro, o que leva à demência. Esta doença ataca preferencialmente pacientes idosos, acima dos 65 anos, porém, suas causas ainda não foram elucidadas. Atualmente, admite-se que haja uma associação entre propensão genética e exposição a fatores ambientais ainda não reconhecidos. Por isso, fatores ambientais são pontos de muitos estudos. Um destes estudos apontou um alerta para os moradores de cidades com muita poluição.

Pesquisadores da Universidade de Lancaster conseguiram relacionar poluição com Alzheimer. O estudo identifica que partículas de compostos de ferro oriundas da poluição do trânsito vão para o cérebro. Já era de conhecimento que os ambientes poluídos causam dificuldades respiratórias, problemas cardíacos e, em alguns casos, até a morte prematura. Mas neste estudo foi descoberto que as partículas menores não são barradas pelas defesas nasais e vão para os pulmões e corrente sanguínea e as minúsculas vão diretamente para os nervos e são levadas ao cérebro. Existe uma suspeita de que essas partículas são capazes de quebrar as conexões celulares, exatamente como acontece com doenças como o Alzheimer.

Vale lembrar que apesar de ser algo a se preocupar é uma suspeita ainda não comprovada. “Esse estudo mostra pela primeira vez que partículas da poluição podem parar no cérebro. Obviamente isso é muito importante, mas ainda não há evidências do papel delas no Alzheimer. Isso é algo que não sabemos”, diz Clare Walton, da organização Alzheimer Society. Sendo assim pessoas que moram em grandes metrópoles devem ficar atentas para a poluição, mas as causas de demência ainda são complexas e não se pode dizer que se viver em áreas poluídas aumenta os casos desta doença. Destaca-se que as formas de reduzir os riscos de desenvolver demência incluem fazer exercícios periodicamente, ter uma alimentação balanceada, leitura frequente, interação social e evitar o cigarro.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.