Os benefícios das fibras :: Residence Care
 

Blog Residence

Os benefícios das fibras

Segundo a DRI (Dietary Reference Intakes), a ingestão adequada de fibras alimentares para homens a partir de 51 anos é de 30 g/dia e para mulheres da mesma faixa etária é de 21 g diárias.

 

Os distúrbios pela falta ou excesso de fibras exercem impacto negativo na qualidade de vida da população, especialmente entre os idosos. Nesta fase da vida, a baixa ingestão de fibras é comum, principalmente por causa da dificuldade de mastigação e deglutição. A carência de fibras na dieta pode ocasionar diverticulose, colite ulcerosa e câncer do cólon. Porém, a constipação intestinal é a queixa mais freqüente, tanto no ambiente hospitalar, ambulatorial ou domiciliar. A origem da constipação intestinal no idoso deve-se a fatores dietéticos, emocionais, patológicos, físicos e medicamentosos. Apesar da base multifatorial, o consumo de fibras alimentares torna-se primordial na prevenção e terapêutica da constipação intestinal.


Em todos estes casos de carência do consumo de fibras, os idosos devem adotar uma dieta com mais variedade de alimentos, especialmente aqueles ricos em fibras, como cereais, leguminosas, frutas e hortaliças. Isto deve ser acompanhado por maior ingestão de líquidos e exercícios físicos regulares, quando possível. É importante ressaltar que o aumento do consumo de fibras deve ser gradual para evitar a formação de gases.

Nas situações em que não é possível atingir as recomendações a partir da alimentação, o uso de suplementos de fibras pode ser uma boa estratégia para garantir a ingestão diária desse importante nutriente. Atualmente, existem suplementos de fibras que não alteram a textura e sabor dos alimentos, sendo bem aceitos pela população em geral.

Recentemente, o uso de fibras solúveis foi recomendado pela ESPEN (Sociedade Européia de Nutrição Clínica e Metabolismo) para regularização da flora intestinal de idosos, modificada pela idade avançada. A inulina estimula a produção de bifidobactérias e lactobacilos, propiciando equilíbrio para a flora intestinal.

Por outro lado, o excesso do consumo de fibras é menos comum não só na população idosa como na população em geral. A ingestão excessiva deste nutriente pode interferir na absorção de minerais, principalmente de zinco e de cálcio.

 

 

Autora:  Regina Watanabe Nutricionista. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.  

 

Bibliografia (s)  Dror Y. Dietary fiber intake for the elderly. Nutrition. 2003;19(4):388-9.  

Hsieh C. Treatment of constipation in older adults. Am Fam Physician. 2005;72(11):2277-84.  

Schaefer DC, Cheskin LJ. Constipation in the elderly. Am Fam Physician. 1998;58(4):907-14. Volkert D, Berner YN, Berry E et al. Espen guidelines on enteral nutrition: geriatrics. Clinical Nutrition 2006; 25, 330-360.  

Kaur N, Gupta AK. Applications of inulin and oligofructose in health and nutrition. J. Biosci. 2000; 27(7) 703-714.

 

 

   
 


Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.