Os benefícios da caminhada :: Residence Care
 

Blog Residence

Os benefícios da caminhada

Os exercícios físicos são recomendados em todas as idades, e sabemos dos vários benefícios que eles trazem. Para a terceira idade então os exercícios são uma recomendação médica. Dentre eles, o mais indicado é a caminhada, justamente por não ser de muito impacto, dar a possibilidade de socialização e também ser fácil de pôr em prática.

Para nos deixar mais animados em começar esta atividade, um novo estudo mostra evidências científicas dos benefícios da caminhada. O estudo identificou que o exercício pode realmente diminuir ou prevenir o desenvolvimento de incapacidade física. Para chegar a esta conclusão os pesquisadores contaram com a participação de um grupo de voluntários idosos e sedentários. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro caminhava 150 minutos e fazia 3 sessões de 10 minutos de musculação e o outro continuava sedentário, no final de 3 anos o grupo que se exercitava tinha 18% menos chances de ter algum tipo de incapacidade física. Além disso os idosos que caminham com frequência têm mais chances de prevenir ou retardar uma série de problemas de saúde.

Alguns benefícios:

Aumento da massa óssea e fortalecimento dos ossos e articulações; manutenção e aumento da massa magra (músculos); Melhora do equilíbrio, o que é importante para evitar e reduzir o risco de quedas; Prevenção da obesidade e consequente redução da incidência de doenças cardíacas; Redução das dores articulares assim como a prevenção das doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, artrite e artrose; Redução da diabetes tipo 2; Melhora da circulação sanguínea, diminuindo a sensação de peso e dor nas pernas; Redução da pressão arterial em repouso, evitando os riscos de AVC; Melhora da capacidade cardíaca e cardiopulmonar, e aumento da autonomia do idoso.

Se estes motivos não forem suficientes para você vestir o tênis adequado e sair caminhando, saiba que a prática deste exercício melhora sua autoconfiança, sua libido, aumenta sua socialização, e dá mais disposição para fazer as tarefas do dia-a-dia, sendo assim aumentando as sensações de prazer e bem estar geral.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.