Novembro Azul :: Residence Care
 

Blog Residence

Novembro Azul

Novembro foi o mês escolhido para uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida em especial aos homens para alertá-los de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Uma vez que este é o tipo de câncer que mais atinge os homens. O mês de novembro justamente foi escolhido por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A primeira campanha foi realizada na Austrália em 2003 e no ano seguinte foi criado o Movember Foundation Charity.

Com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico, o Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O instituto usa da informação para a conscientização dos cuidados com a saúde e a importância da mudança de hábitos e do diagnóstico precoce.

A maioria dos homens procura um consultório apenas quando apresenta algum sintoma. A visita preventiva deve começar cedo e o hábito levado para a vida. A partir dos 50 anos são necessárias consultas anuais de caráter preventivo. Os homens também devem procurar o urologista toda vez que notar alterações no pênis ou testículos ou quando apresentar sintomas de doenças urológicas.

 

O Novembro Azul também alerta para outras doenças que podem ocorrer nos homens, principalmente na Terceira Idade: arritmia cardíaca; AVC; cálculo urinário; câncer de bexiga, cabeça e pescoço, de estômago, de pênis, de próstata, de pulmão, de rim, de testículo; DAEM; diabetes; disfunção erétil; DST; ejaculação precoce; hipercolesterolemia familiar; HPB; hipertensão arterial; incontinência urinária; infarto; infecção urinária; insuficiência cardíaca; melanoma e prostatite.

 

Sendo assim na Terceira Idade, alguns exames passam a ser importantes no check-up anual, como a colonoscopia, exame oftalmológico, exame para câncer de testículo e exame de toque retal, principal teste para detectar o câncer de próstata, segunda causa de morte por câncer entre homens.

“Para grandes fumantes, a tomografia de tórax é indicada a partir dos 55 anos e deve ser feita todo ano”, afirma o oncologista clínico do Hospital Albert Einstein em entrevista ao Instituto Lado a Lado pela Vida. Para os homens, o rastreamento do câncer de próstata, sem o histórico familiar, acontece a partir dos 50 anos com a realização do exame de sangue PSA e o toque retal.

São duas as principais armas contra o câncer, doença que deve somar 600 mil novos casos no Brasil, em 2016, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA): a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos.

“Quando se fala em prevenção do câncer, temos as medidas primárias de evitar a doença, que são ações do nosso dia a dia, como não fumar, não ser uma pessoa sedentária e manter uma boa alimentação. Entre os principais fatores de risco, destaca-se o tabagismo e a obesidade como causadores da maioria dos tumores”, finaliza o especialista.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.