Perda de memória aos 50 anos! :: Residence Care
 

Blog Residence

Perda de memória aos 50 anos!

Muitos dizem que a vida começa aos 50 anos, isso vem ao encontro do fato de que hoje se vive muito mais tempo do que há décadas. Segundo dados do IBGE a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século. Em 2016 a expectativa de vida ao nascer ficou em 75,5 anos.

Esse é um dado que deve ser comemorado afinal significa que estamos com mais saúde e disposição, mas por outro lado a área médica precisa ficar em alerta pois a demanda da população de terceira idade é maior. Um dos pontos que vem sendo estudado é a perda de memória a partir dos 50 anos. Lapsos de memória são comuns em qualquer fase da vida, mas de acordo com pesquisa conduzida pela Conectaí, dois em cada cinco brasileiros acima dos 50 anos sofrem com a falta de memória. Ainda, segundo a pesquisa, o preocupante é quando esta perda de memória gera algum risco, como esquecer de tomar um remédio contínuo.

Vale destacar que apesar dos transtornos muitos não se dão conta desta falha de memória e por isso não procuram assistência médica. O estudo aponta que mesmo quem percebe os esquecimentos, acha que é normal da idade e não procura ajuda. Para a neurologista Jackeline Barbosa ‘a busca por um especialista na área evita o aumento da perda através de exercícios e com um acompanhamento específico, utilizando em alguns casos até medicação específica’.

A memória é uma função fisiológica que não deveria ser tão afetada nesta faixa etária, o que a pesquisa indicou é que o estresse e o excesso de atividades ao longo da vida podem aumentar a perda, além disso grandes estresses emocionais ou físicos’, afirma Jackeline.

Ainda segundo o estudo, as pessoas que sofrem com a perda de memória, criaram métodos para diminuir estes eventos que incluem desde produzir listas, fazer anotações e guardar as coisas sempre no mesmo lugar ou até mesmo tirar fotos para ajudar na lembrança.

O importante é que quando perceber que estes esquecimentos são frequentes ou estão prejudicando alguma atividade procurar um médico imediatamente, pois com acompanhamento e tratamento corretos o caso pode ser até revertido.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.