Feridas na pele dos idosos :: Residence Care
 

Blog Residence

Feridas na pele dos idosos

Com o avanço da idade o nosso organismo vai perdendo força e todos os órgãos sofrem com isso. A pele, nosso maior órgão, também sente esta alteração. A perda de colágeno é o primeiro sintoma que os idosos percebem, isso faz com que a pele perca sua elasticidade gradativamente. Outra mudança perceptível é que como ocorre a redução da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, o número de glândulas sudoríparas também sofre uma queda. E consequentemente os vasos sanguíneos ficam mais frágeis, o que prejudica a imunidade e favorece as infecções.

Sendo assim, são comuns na terceira idade as lesões e feridas na pele, por isso é necessário ter mais cuidados com a cútis nesta faixa etária. É comum também o surgimento de angiomas ou manchas vermelhas, além também de cistos sebáceos. As consequências na pele também surgem na forma de erupções, eczemas, manchas, bolhas e vesículas, pústulas, urticária, coceiras, nódulos ou tumores.

Em caso de pequena lesão aberta, esta deve ser lavada com água e sabão, e não sofrer pressão de nenhuma espécie. As lesões mais profundas devem ser lavadas com Soro Fisiológico 0,9%, morno (para que não haja vasoconstrição), e tratadas com cremes/pomadas ou antibióticos sistêmicos. Lembrando sempre de procurar um médico especialista para prescrever o melhor tratamento.

Para prevenir estes problemas com a cútis alguns cuidados podem ser tomados. Dentre eles, hidratar bem a pele, o ideal é procurar um dermatologista para indicar os cremes mais específicos para a pele idosa. Evitar muitos banhos durante o dia e, de preferência, tomar banho com água mais fria, pois a água quente resseca a pele, e o sabonete utilizado deve ser o neutro. É necessário também passar protetor solar todos os dias para prevenir manchas solares, os melasmas. É importante cuidar com as quedas e batidas, uma vez que a cicatrização de feridas na pele idosa é mais demorada.

As massagens também são recomendadas, pois elas ativam a circulação sanguínea, o que ajuda a cicatrização e evita que as feridas apareçam. A higiene rigorosa da pele é a maior arma que se tem para se prevenir ou deter a evolução de uma ferida.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.