Febre amarela no Brasil :: Residence Care
 

Blog Residence

Febre amarela no Brasil

Muito tem se falado sobre febre amarela, tentaremos esclarecer sobre forma de contato, sintomas e vacina. A febre amarela é uma doença infecciosa grave, ela é causada pela picada de um mosquito fêmea infectado. Ela infeta apenas seres humanos e outros primatas, sendo assim uma pessoa não pode infectar outra.

Nos centros urbanos, é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Muitas vezes quem contrai este vírus não apresenta sintomas ou eles são muito fracos. Mas as primeiras manifestações da doença são repentinas e incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por cerca de 3 dias. Depois, os sintomas melhoram, mas após esta melhora algumas pessoas voltam a ter febre alta, e aparecem dores abdominais e lesões no fígado o que causa o amarelamento da pele (icterícia). Com o diagnóstico rápido, a maioria dos infectados se recupera e adquire imunização permanente contra a febre amarela. Para confirmar um caso suspeito é necessário exame de sangue específico.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Boletim epidemiológico mais recente da Secretaria Estadual da Saúde paulista mostra que dos 40 registros da doença confirmados entre janeiro de 2017 até agora, 31 aconteceram em áreas sem recomendação permanente de vacina, por isso a Organização Mundial da Saúde recomendou que todo o Estado de São Paulo seja considerado de risco. As pessoas que moram nestas regiões, ou aqueles que irão viajar para estes locais, devem tomar a vacina, caso ainda não tenham feito.

As pessoas vacinadas em Unidades do SUS recebem um comprovante de vacinação que é válido em todo território nacional: é o Cartão Nacional de Vacinação, de cor branca. Para viajantes internacionais, vindo ou indo para áreas infectadas, a vacinação contra febre amarela é exigência sanitária, conforme publicação regular da Organização Mundial da Saúde. Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida. As pessoas com mais de 60 anos precisam de um atestado do seu médico permitindo o uso desta vacina.



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.