Cães terapeutas no Residence Care :: Residence Care
 

Blog Residence

Cães terapeutas no Residence Care

            A frase “o cão é o melhor amigo do homem” já é conhecida há tempos e só quem convive com um animalzinho de estimação sabe como ela é verdadeira. Os cães trazem alegria, companheirismo, carinho e parceria. Baseada neste fato surgiu a Cinoterapia. A descoberta desta técnica ocorreu em 1953 no consultório do médico Boris Levinson, quando este percebeu que, com a presença do seu cão no consultório, os seus pacientes introvertidos perdiam as suas inibições e medos. A Cinoterapia consiste em utilizar os cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas em situações especiais. Os profissionais das áreas de saúde e educação utilizam o cão como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e reeducação global do paciente.

            O Residence Care começou a usar a Cinoterapia uma vez por mês para os seus hóspedes. E é visível a diferença na casa de repouso. Os idosos ficaram emocionados com a visita dos cães terapeutas, que além de trazerem alegria resgatam até lembranças de infância para alguns. “A ideia do projeto é melhorar o desenvolvimento emocional e a qualidade de vida dos hóspedes com o uso da terapia assistida por animais” afirma Luciana Giarini Fontes, diretora do Residence Care.

            A mudança no comportamento dos idosos com a vinda dos cães é perceptível. Segundo Luciana desde que o projeto começou o clima melhorou ainda mais na casa de repouso. “Melhora até na aceitação de medicação e alimentação. Como eles ficam muito felizes, o humor melhora em todos os sentidos. Eles relembram o tempo que tinham os cachorrinhos em casa”.

Mas não é qualquer um que pode se tornar um cão terapeuta. Não há restrição em relação à raça ou tamanho entretanto o adestrador Lucas Rabello explica que é preciso ter cuidado na hora da escolha. “Independentemente da raça, tem que ser um cachorro tranquilo, que deixe as pessoas fazerem carinho e passar a mão”, conclui.

 

 

 

 


 



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.