As gorduras boas :: Residence Care
 

Blog Residence

As gorduras boas

O cardápio nosso de cada dia pode ser um grande aliado na prevenção de doenças ou um grande vilão para provocar as doenças. Um estudo da Universidade de Minnesota, nos anos 70, apontou pela primeira vez que existem as gorduras saudáveis e as nocivas. Os estudos identificaram que nas regiões onde era grande a ingestão de gorduras saturadas houve um aumento considerável de gordura no sangue e consequente crescimento da incidência de doenças cardíacas. Os anos 80 foram os responsáveis pela descoberta das gorduras trans, que é o tipo mais perigoso de gordura, pois ele potencializa o colesterol ruim, o LDL, e ainda diminui o bom, o HDL. Sendo assim a sua ingestão aumenta os riscos de infarto, derrames, diabetes e outras doenças. Hoje é obrigatório que todos os rótulos de alimentos venham com a identificação de qual quantidade possuem de gordura.

Desde então as pesquisas se intensificaram, e dentre elas uma realizada pela Universidade de Harvard identificou os alimentos que possuem as gorduras consideradas boas para o organismo e quais são as doenças que podem ser evitadas por elas:

Diabetes – o diabetes tipo 2 pode ser prevenido com alimentos ricos em gorduras poli-insaturada, como castanha-do-pará e de peixes como salmão, atum e sardinha.

Alzheimer – o ômega-3, gordura existente em peixes como salmão e atum, ajuda o cérebro contra doenças degenerativas. A Vitamina E, encontrada no azeite e em amêndoas, também tem esta característica.

Depressão – o ômega-3 pode prevenir esta doença, já que este tipo de gordura otimiza a atividade cerebral.

Osteoporose – além do leite que fortifica os ossos, o ômega-3 estimula a produção de células ósseas.

 



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.