A velhice e as dores musculares :: Residence Care
 

Blog Residence

A velhice e as dores musculares

Com o avanço da idade o nosso organismo precisa cada vez mais de atenção. Destaca-se muito o enfraquecimento dos ossos, mas precisamos ficar atento também aos nossos músculos. As dores musculares são a resposta do corpo há anos de vida e de má postura.

Os anos nos trazem a degeneração muscular o que deixa nosso corpo mais suscetível ao aparecimento de tensões e dores musculares. À medida que a idade vai aumentando, acontece ainda a perda de tecido muscular, particularmente quando os idosos foram mantendo, ao longo dos anos, uma vida com pouco exercício físico. Esta falta de exercícios traz consequências que terão reflexos evidentes na forma como envelhecemos, podendo potenciar o aparecimento de artroses e de doenças como a osteoporose e a fibromialgia.

A dor mais comum na terceira idade é a lombar, que é consequência exatamente da má postura e de carga de pesos excessivos. Com a degeneração dos tecidos musculares, típica da terceira idade, a estrutura corporal fica mais fragilizada, o que potencializa o desconforto e as dores musculares.

Para quem já está na terceira idade a prevenção e o próprio tratamento vem de caminhadas diárias, uma passeio de manhã pode fazer maravilhas pelo corpo e alma. A caminhada ajuda na fortificação dos músculos principalmente os dos joelhos que é um dos pontos mais frágeis nos idosos. Além disso a musculação pode ser um ótimo complemento para fortalecer os músculos e até os ossos. Mas cuidado com os pesos, um peso em excesso pode prejudicar as dores. O ideal sempre antes de começar qualquer atividade física é ter a orientação de um especialista.

A alimentação é outro ponto que deve ser levado em consideração, já que é essencial alguns nutrientes para a terceira idade, o cálcio que vem dos derivados de leite é fundamental para os ossos. As proteínas não podem faltar para quem quer cuidar dos músculos.

A prevenção das dores nos idosos vem dos cuidados desde jovens, nosso hábitos e estilo de vida influenciam diretamente na velhice. Sendo assim exercícios físicos, uma postura adequada, levantamento de peso dentro de suas condições e alimentação saudável são a base para uma velhice mais saudável e com menos dores.

 



Blog Residence

Buscar no Blog

Categorias

Receba dicas e informações em seu e-mail

Mandamos coisas bem legais para você, como: Tendências, pesquisas, cases, e muito mais...

Osteoporose

Durante o processo de envelhecimento os homens e mulheres são mais susceptíveis a osteoporose que progride sorrateiramente, de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. As fraturas costumam ser espontâneas, ou seja, não são relacionadas...

A Pele e a Idade

O processo de envelhecimento humano provoca um grande número de mudanças fisiológicas, e um dos órgãos que mais sofre com o avanço dos anos é a pele. Os principais problemas que podem atingir a pele na terceira idade incluem a queda na capacidade de formação de colágeno.

O Evelhecimento

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo.

Gerontologia

A gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento do homem) aborda áreas além das doenças relacionadas à idade e à sua prevenção, a fim de reconhecer que o envelhecimento bem sucedido exige a manutenção de uma função fisiológica e de uma aptidão física aprimorada.



Av. Álvaro Guimarães, 215 | Planalto | São Bernardo do Campo/SP | 09890-000 11 3428-9640 | 11 94029-3375 - 4341-8799

Copyright © 2011 Residence Care - São Bernardo do Campo SP.
Todos os direitos reservados.